domingo, 26 de maio de 2013

Itália - Cortona

Cortona, para mim, teria um sentido todo especial. Já havia visto 2 vezes o filme "Sob o Sol da Toscana" e gostaria de ter visto todos os lugares onde foram feitas as locações do filme. Porém, como devemos aproveitar as oportunidades que nos aparecem, o foco da minha estadia em Cortona acabou sendo outro e acabei conhecendo uma pequena parte da cidade antiga somente a noite. Mas um dia eu volto...

Cortona
Cortona
Guardada no interior das muralhas etruscas a 600 metros de altitude, a cidade testemunhou através dos séculos todos os acontecimentos dos Apeninos e do Lago Trasimeno. Cortona é uma antiga cidade que foi habitada pelos etruscos.
Hábeis negociadores, os etruscos detinham muita riqueza e por isso, sofriam muitos ataques. Isso explica as construções de grandes muralhas que cercavam as terras onde se estabeleceram.
Situada em um cenário único, Cortona passou a ser um destino turístico com a ajuda do filme acima citado, despertando o interesse do mundo sobre a cidade como também pelos costumes, vinhos e receitas da culinária Toscana.

O que fazer

Piazza della Repubblica - onde sua principal construção é o Palazzo del Comune.

Palazzo del Comune
Palazzo del Comune
Piazza SignorelliAqui está o Palazzo Casali, que abriga o Museo dell'Accademia Etrusca - MAEC com interessantes achados arqueológicos etruscos e romanos e o Cinema Teatro Luca Signorelli.
Ao redor da praça se encontram vários bares com mesas externas.

Piazza Signorelli
Piazza Signorelli - MAEC a esquerda e Teatro Luca Signorelli a direita
Chiesa di San Domenico - A construção da igreja, em estilo gótico, teve seu início em 1400 terminando somente em 1438. Está localizada a poucos metros fora da muralha que circunda  a parte antiga de Cortona.


Chiesa di San Domenico
Chiesa di San Domenico
Fortezza Medicea - A Fortaleza de Girifalco situa-se no ponto mais alto de Cortona. Foi construída em 1561 por Serbelloni que deu prosseguimento a linha traçada anos antes com uma arquitetura militar medicéia. O acesso a Fortaleza se dá por meio de um grande portão revestido de ferro. É possível caminhar por seu interior e suas muralhas.

Ruelas de Cortona - Passear por suas ruas estreitas é puro prazer... 

Fiat 500

Onde comer

Ristorante La Bucaccia - eu já havia pego referências do restaurante antes de ir e minha ida a ele foi reforçada pela indicação da dona da pousada onde me hospedei. Mas gostaria de deixar aqui o relato de um ocorrido... A comida é muito boa, o ambiente uma graça, porém, para aqueles que não gostam de uma "demasiada intimidade" com quem não se conhece, irão ficar muito desconfortáveis com o comportamento do dono do restaurante. Não sei se inspirado pelos vários quadros de humoristas que decoram o local, mas o dono se sente "livre" para fazer piadas e cutucar a barriga dos clientes. Se você não tem um grande senso de humor e não gosta que invadam "o seu diâmetro de segurança",  aconselho não ir.
Se você é mais "tranquilo" com isso, faça reserva!

Ristorante La Bucaccia
Ristorante La Bucaccia

Onde ficar

B&B Casa Bellavista - A Casa Bellavista fica em Creti, à 20km de Cortona. Resolvi ficar ali por quatro motivos: típico agroturismo; uma linda vista dos campos da Toscana; o ambiente aconchegante da pousada; e o curso de culinária que a dona da pousada oferece.
Não é muito fácil chegar, principalmente sem GPS, mas não me arrependi nem um segundo. Dormi o sono dos deuses sem um barulho, a vista é realmente linda e o curso foi muito legal! O curso começou às 3 horas da tarde e já começaram os preparativos para os pratos a serem servidos a noite na hora do jantar, com direito a aprender a fazer a massa do tagliatelle, o verdadeiro molho de tomate italiano e o tiramisu!
Deixo aqui também, meu imenso agradecimento à Simonetta que foi super atenciosa, indicando estradinhas vicinais que me renderam lindas fotos!

Casa Bellavista
Suite "Il Giardino"

Casa Bellavista
Sala
Fazendo a massa do tagliatelle e preparando o tiramisu

Tagliatelle; Coelho a Etrusca; Tiramisu

Algumas fotos tiradas na região da Toscana

Toscana
Entre Montepulciano e Pienza - Estradinha SS146

Toscana
Entre Montepulciano e Pienza - Estradinha SS146

Toscana
Entre Pienza e San Quirico d'Orcia - Estradinha SS146

Toscana
Entre Montalcino e Buonconvento - Estradinha SP117

Toscana
Entre Montalcino e Buonconvento - Estradinha SP117

Toscana
Entre Asciano e Siena - Estradinha SS438

Toscana
Entre Asciano e Siena - Estradinha SS438

Ciao!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário