sábado, 23 de maio de 2015

Peru - Lima

Peru é um país da América do Sul. Parece meio óbvio eu escrever isso, mas como ultimamente o meu blog tem sido acessado por vários países, achei melhor esclarecer. Afinal, depois de ouvir que a língua nativa do Brasil é o espanhol e que Brasil e Argentina é tudo uma coisa só... tudo é possível!! :-)

Continuemos... Lima é a capital do Peru. Assim como a maior e mais importante cidade deste país. 
Lima não é só o ponto de partida para Cuzco e para sua maior atração, Machu Picchu. Lima tem uma ÓTIMA culinária, o melhor pisco sour da América (na minha opinião) e um povo super acolhedor. Além, é claro, de uma história riquíssima!

Em 2011 fomos eu e minha filha ao Peru realizar um sonho meu. Esse era meu! Orlando era o dela! Mas ela topou e amou a ideia. E assim, fomos rumo à Machu Picchu. Geralmente eu planejo minhas viagens, fecho os passeios, reservo hotéis, carros, restaurantes e o que for necessário. Mas como eu iria com ela, preferi fechar um pacote em uma operadora de turismo. Afinal, com filhos, a gente sempre tenta se prevenir e eu não conhecia nada do país. Não me arrependi! Fomos muito bem acessoradas!

O pacote incluía Lima, Cuzco, Águas Calientes e Machu Picchu. Fizemos tudo em 7 dias. Achei o suficiente. Mas confesso que gostaria de ter conhecido as Linhas de Nazca, o Lago Titicaca e suas cidades flutuantes. Para isso, precisaríamos de mais 7 dias, pelo menos! Mas tudo bem!

Então, vamos à primeira parada... Lima. Sobre as outras cidades, virão outros posts.

Assim que chegamos, o nosso receptivo já estava no aeroporto. Super atencioso, se comunicou conosco em português e disse que muitos que trabalham com o turismo estão aprendendo nossa língua. Afinal, brasileiro está indo para tudo quanto é canto, né?!
Nos deixou no hotel - que não vou indicar - e nos avisou que teríamos 2,5 horas até o guia nos pegar para um city tour.

E aí vai minha primeira recomendação... onde comer??
Restaurante Vivaldino -> primeiro ceviche (cebiche em espanhol) da viagem. Quem já comeu os ceviches de outros países vai estranhar as batatas e milhos que os peruanos colocam no prato. Não tenha preconceitos! É uma delícia! O Vivaldino fica no Shopping Larcomar em frente ao Pacífico.
Como prato principal, escolha qualquer peixe! O Salmão que comi estava divino.

Carol e o nosso 1º Ceviche no Vivaldino


Shopping Larcomar -> localizado no bairro de Miraflores, é um ótimo lugar para comer e passear. Possui restaurantes de frente para o Pacífico, lojas de roupas bem legais, loja de câmbio e cinemas.

Onde ir
O guia da Coltur, nos pegou no hotel na hora marcada. E, em um passeio privado (fazia parte do pacote que os tours seriam privados), nos levou para conhecer a Plaza Mayor, o convento de São Francisco e os bairros de San Isidro e Miraflores.

Palácio da Justiça

Catedral na Plaza Mayor

Procissão - Era feriado da Páscoa

Palácio Presidencial

Guarda Presidencial

Depois de conhecermos as edificações em volta da Plaza Mayor, fomos para o Convento de São Francisco. ATENÇÃO: Vários locais, principalmente crianças, irão se oferecer para tirar fotos com você e um filhote de llama. Não é llama! E vão lhe pedir uns U$10 por foto e por criança! 
Eu tirei, fazia parte! Afinal, eu era turista! Mas é bom sabermos que estamos levando gato por lebre. Neste caso, carneirinho por llama!


Convento de São Francisco -> também abriga um museu e as catacumbas com restos mortais de mais de 25.000 pessoas. É a apresentação da arquitetura peruana com a forte influência dos espanhóis - seus colonizadores.

Convento de São Francisco

Dentro do Convento - azulejos da época da colonização

Azulejos de Sevilla

Monumento a José de San Martín na Plaza Mayor

Arquitetura no Centro Histórico

Prédio dos Correios - desativado após o "boom" da internet

Parque do Amor -> Realmente inspira o romance. Situado no bairro de Miraflores, o parque tem lindos jardins e lindas flores e fica de frente para o mar. Assim que você o vê, o que mais chama atenção, é uma escultura de um casal se beijando. O parque tem uma área com bancos em forma de ondas todos feitos de ladrilhos. Em várias partes dos bancos, você encontrará frases românticas.
É um local para relaxar ao som das ondas, do calor do sol e ficar observando os parapentes no ar em dias limpos.

"El Beso"

As flores

As frases de amor




Onde ficar

Como falei, não indico o hotel que fiquei. Mas os bairros de Miraflores e San Isidro são os melhores para se hospedar. Em Miraflores estão: Radisson, Marriot, Hilton, etc.. Em San Isidro: Radisson, NH Lima Hotel, Meliá, etc..
No site Booking.com você encontra outros hotéis mais em conta!!

Alguns toques:
- Em algumas visitas aos atrativos históricos, culturais e arqueológicos não são permitidas câmeras fotográficas profissionais  ou semi-profissionais. É necessário conseguir uma autorização do Instituto Nacional da Cultura (INC). Entre em contato com alguma operadora de turismo para saber como proceder.
Máquinas pequenas, não tem problema;
- Lima pode ser visitada durante todo o ano. O clima é quente de Dezembro à Março e frio de Abril à Outubro;
- Como na maioria das capitais, cuidado em expor carteiras - principalmente em estações de trem e ônibus,  com passaporte, dinheiro e relógios;
- É obrigatória a vacina contra febre amarela;
- Para brasileiros, não é obrigatório o visto, mas é necessário o passaporte.

Grande Abraço!!!


3 comentários: